Notícias

Descobrindo as profissões
Por: 08 de Dezembro de 2015 em: Notícias

 

Náigila Cabral

 

 

 

As profissões devem ser valorizadas independente de qual seja, pois todas são necessárias e importantes. E o conhecimento sobre a atuação e as especificações de cada uma é acima de tudo curioso para crianças de 4 e 5 anos de idade.

Assim, o CDI (Centro de Desenvolvimento Intelectual) desenvolveu o projeto “Descobrindo as profissões” com as crianças de 1º e 2º Períodos ao longo do primeiro semestre. O projeto foi muito enriquecedor e apreciado pelas crianças que puderam conhecer novos saberes, compartilhar e discutir informações inerentes as profissões de seus pais, como também outras que durante as aulas tiveram curiosidade.

Além de tornar a aprendizagem ainda mais estruturada, reflexiva e significativa, tivemos a presença de alguns pais com profissões diferentes que se dispuseram a colaborar com os pequenos, apresentando, de forma descontraída, situações que permeiam sua prática de trabalho, explicando e exemplificando com mais detalhes e mostrando instrumentos reais que utilizam no seu cotidiano, aguçando a curiosidade e o entusiasmo das crianças.

Ao longo do projeto, as crianças fizeram descobertas incríveis, representaram as profissões em brincadeiras do faz de conta, aprenderam músicas e poemas relacionados às profissões, associaram o projeto à linguagem digital utilizando a sala de informática e aproveitaram a profissão de cozinheiro/padeiro, para fazerem uma aula de culinária, escreveram a receita no papel e aprenderam passo a passo dessa nova descoberta.

Muitas atividades em sala e alguns para casas foram realizados em referência ao projeto e com o objetivo de ampliar ainda mais o leque de profissões apresentadas.

Ao final do projeto, pudemos perceber como foi enriquecedor para as crianças, tanto no despertar da curiosidade como na ampliação do conhecimento.

musicos

 

                                  eng       bombeiro