Notícias

Atividades sensoriais
Por: 29 de Junho de 2019 em: Notícias

Tássia Teixeira

Na Educação Infantil é importante que sejam oferecidas diferentes vivências com a finalidade de proporcionar aprendizado e desenvolvimento. As atividades sensoriais possuem um importante papel para que as crianças possam explorar diferentes materiais, texturas, formas, cores, temperaturas, aromas, sons e demais características que podem ser atribuídas aos objetos que se encontram em sua volta no cotidiano.

A turma do Maternal I do turno da manhã está desenvolvendo o projeto “Explorando o mundo através dos sentidos”, no qual possibilitamos o contato das crianças com essas variadas características visando a utilização de todos os sentidos. Sempre de forma lúdica e também por meio de brincadeiras, algumas das atividades desenvolvidas foram:

-        Exploração da caixa surpresa em que os pequenos têm a possibilidade de utilizar o tato para exploração dos materiais sem vê-los;

-        Rodas de música com a apresentação também de sons ambientes, estimulando a audição;

-        Manuseio de gelatina na “caça” aos brinquedos;

-        Produção de tinta com materiais diversos como terra e café em que também são explorados seus aromas.

Nem sempre as crianças entram na brincadeira com as atividades propostas, algumas vezes a diversão é substituída pela gastura pelo novo, o estranhamento pela nova sensação explorada pode surgir. Nesse caso cabe ao educador acompanhar as reações das crianças e oferecer novo contato de diferentes formas com aquela característica para que assim a criança se desenvolva e aprenda.

sensorial 1    sensorial 3