Notícias

Dia de Areia
Por: 01 de Maio de 2019 em: Notícias

Marina Soares

Todas as terças-feiras a tarde na escola é dia de areia para as turmas do CDP! As crianças adoram a atividade e exploram o espaço o máximo que podem.

Ao chegarem ao local são oferecidos diversos brinquedos para que, com os elementos lá expostos eles possam aguçar a curiosidade e o senso estético favorecendo dessa forma a exploração, experimentação e investigação, o que dá a atividade um cunho educativo.

A professora tem o dever de organizar momentos diferenciados no espaço da areia observando a interação das crianças com os pares e com os materiais disponibilizados. Dessa forma, além de se socializarem eles também exploram e apreendem as características, sensações e os sentidos provocados pelo manuseio dos objetos com a areia.

areia 1

Ao chegarem ao espaço, nota-se que elas próprias organizam a brincadeira e pode-se observar como são feitas as escolhas que elas fazem em relação aos brinquedos disponíveis e como flui a relação entre os colegas. Assim, algumas escolhem fazer castelos, outros doces e até estádios de futebol são construídos ao mesmo tempo em que os grupos vão se formando de acordo com a identificação/afinidade para brincarem em determinada brincadeira. Exemplo: quem gosta de fazer doces formam grupos de confeiteiros, já os que querem fazer castelos formam outro grupo de construtores e assim por diante. O papel da professora nesse momento é de compreender os caminhos da brincadeira de cada criança e observar as narrativas não verbalizadas das crianças durante todo o processo.

areia 3     areia 5

A atividade promovida no dia de areia contempla todos os Direitos de Aprendizagem citados na Base Nacional curricular Comum (BNCC) permitindo trabalhar os cinco Campos de Experiência e dialogando com muitos objetivos específicos contidos na Base. Vejamos alguns dos objetivos trabalhados no dia de areia contidos na BNCC:

• (EI01EO03) Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos.

• (EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.

• (EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.

• (EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.

• (EI01EF06) Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão.

• (EI01ET03) Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.

• (EI01ET02) Explorar relações de causa e efeito (transbordar, tingir, misturar, mover e remover etc.) na interação com o mundo físico.

• (EI01ET04) Manipular, experimentar, arrumar e explorar o espaço por meio de experiências de deslocamentos de si e dos objetos.

Embora os objetivos citados acima descritos na BNCC estão voltados para uma determinada faixa etária, no dia a dia de sala de aula pode-se observar que eles são trabalhados e desenvolvidos para todas as crianças em todas as faixas etárias presentes na escola.

areia 4

Ao término do dia de areia pode-se notar que cada criança explorou o ambiente e os materiais do seu próprio jeito. Elas fazem suas explorações de acordo com seus interesses, de forma individual ou em grupo e durante o processo a professora vai estimulando a brincadeira através de conversas que agucem o imaginário de cada uma.

Portanto, as brincadeiras na areia, além de lúdicas e prazerosas, são momentos ricos em experimentação e descobertas por parte da crianças.