Notícias

Balançando o esqueleto
Por: 25 de Fevereiro de 2019 em: Notícias

Marina Soares

As atividades psicomotoras na infância buscam trabalhar com o corpo e seus movimentos buscando conhecê-lo e aprimorá-lo da mesma forma em que a interação do mesmo no meio ao qual está inserido. O corpo e o movimento fornecem um amplo desenvolvimento da criança. A todo o momento as crianças querem explorar, das mais diversas formas, seus movimentos corporais. Essa busca pelo novo e por todos os movimentos que o corpo permite fazê-lo podem ser desempenhados em concomitância com a música.

Trabalhar os movimentos corporais através da música auxilia tanto no desenvolvimento da lateralidade, equilíbrio, noção espacial e coordenação motora ampla como colabora para a ampliação da linguagem oral.

Expressar-se utilizando a música e os movimentos corporais sem dúvida é um grande estimulador do desenvolvimento infantil. Dessa forma, o Centro de Desenvolvimento Psicomotor (CDP) trabalhou com a exploração e expressão de movimentos introduzindo a música. Assim, o Projeto utilizou brincadeiras musicalizadas permitindo às crianças do Maternal II realizarem seus gestos e movimentos para expressarem seus pensamentos, como se dessa forma revelassem suas posturas por meio da música.

Os objetivos do projeto foram:

- Estimular as formas de expressão do próprio corpo.

- Desenvolver a lateralidade, equilíbrio e noção espacial.

- Apreciar a musicalidade e expressar-se através dela.

- Interagir e socializar com o grupo.

O desenvolvimento do mesmo se deu ao longo do ano, foram feitas brincadeiras cantadas com a turma do Maternal II. As brincadeiras foram gravadas e disponibilizadas neste site.

Acessem o link para conferir como ficou o projeto.