Notícias

Como e quando desenvolve a fala da criança?
Por: 09 de Janeiro de 2019 em: Notícias

Renée Torres

A criança tem desde o nascimento até por volta dos 3 anos para desenvolver a fala.

Podemos colaborar muito com ela através da interação. A troca é fundamental para o desenvolvimento, tanto intelectual quanto da fala e da linguagem. Brinque com a criança, fale com ela, escute-a, cante, conte história. Isso irá fortalecer o vínculo afetivo e favorecer a apropriação da linguagem.

Pronunciar corretamente as palavras é de fundamental importância. No começo da aprendizagem é natural que a criança fale errado porque ainda não tem todos os sons da língua para se expressar. Nessa fase ainda não é necessário corrigi-la. O ideal é sempre repetir corretamente a palavra e jamais imitá-la no erro.

Na fase em que a criança começa a apontar para os objetos que deseja é importante sempre estimular com a pergunta:

- o que você quer? Você quer o copo? Se for o caso.  Se ao apontar o adulto entregar o objeto sem esse diálogo ela irá concluir que não precisa falar. Isso traz como consequência um atraso na fala.

Aproveitar as janelas de oportunidades que o cérebro oferece contribui para um melhor desenvolvimento de habilidades. Porém, não esqueçamos que cada criança é única, cada cérebro é único dentro das regras de maturação e desenvolvimento e vai se diferenciando desde o momento em que foi concebido.

Os pais e a escola devem estar sempre atentos e ao detectar algum problema o melhor mesmo é consultar o fonoaudiólogo.

 fala 1

Texto baseado em entrevistas de Adriana Gabanini – fonoaudióloga com mestrado em filologia e língua portuguesa – e Adriana Fóz – educadora e neuropsicóloga.