Notícias

Vamos treinar?
Por: 09 de Janeiro de 2019 em: Notícias

Marina Ferreira

“Eu não sei tirar e calçar o tênis e as meias!” Às vezes parece muito difícil cumprir essa tarefa com êxito, quando falamos de crianças pequenas. Mas se elas criam o hábito de tentar fazer os movimentos corretos constantemente e com o auxílio de um adulto, nos surpreendemos com conquistas que as deixam muito felizes.

Esse trabalho é desenvolvido no CDP (Centro de Desenvolvimento Psicomotor), fazendo parte do desenvolvimento da habilidade e destreza manual, ou seja, da coordenação motora fina. As crianças aprendem com naturalidade e se esforçam para fazer o melhor, conseguindo assim independência e autonomia em uma tarefa que faz parte das atividades de vida diária (AVD).

O importante nesse momento é proporcionar um ambiente confiável e estimulante onde errar é o que menos importa, mas tentar acertar sentindo prazer é o que vai mover a criança à realização da descoberta possibilitando reconhecer suas potencialidades.

É muito interessante acompanhar, ao longo do ano, o desenvolvimento das crianças. Elas iniciam tendo muita dificuldade, principalmente em calçar as meias. Mês após mês elas conseguem avançar um pouquinho. A partir dos 3 anos já podemos perceber uma grande evolução, quando estamos na etapa final do ano. Ainda que as meias sejam calçadas do lado avesso e fiquem emboladas na região dos dedos, consideramos uma grande conquista.

 Vamos treinar 2   Vamos treinar 1