Notícias

Cuidar e preservar o nosso planeta
Por: 08 de Janeiro de 2019 em: Notícias

Isabella Castanheira

Para ampliar o interesse pela preservação do nosso planeta e intensificar o trabalho de conscientização que já vem sendo realizado com as crianças, foi apresentada a proposta de plantar uma árvore: um Ipê-Amarelo.

As crianças adoraram e ficou combinado que cada uma plantaria e cuidaria da sua árvore para que ela crescesse e desse flor.

Nosso planeta 1

Foi usado um vaso feito de garrafa pet para plantar cada semente. As famílias dos Maternal II e III do turno da Manhã foram convidadas a ajudar as crianças a cuidarem da sua árvore. Ficou combinado que as famílias acompanhariam as crianças para que elas não se esquecessem dos cuidados, seguindo as orientações abaixo:

  • Molhar dia sim dia não.
  • O ipê gosta de sol. Caso não tenha uma área aberta, coloque-o onde tenha muita claridade.
  • Depois que a muda estiver com mais ou menos 30 cm de altura pode ser replantada em um vaso maior.
  • Para plantar diretamente no solo (no sítio, fazenda, no jardim de casa, etc.) é necessário que o ipê esteja acima de 60 cm de altura.
  • O tamanho do vaso determinará quanto a árvore crescerá.

Ao longo do tempo de cuidados com suas árvores, as crianças foram relatando suas experiências e os resultados, demonstrando assim, que a proposta foi significativa para elas, visto que compreenderam a necessidade de preservar e valorizar a natureza, bem como a importância de respeitar todos os seres vivos, compreendendo o seu papel no planeta.

A atividade foi um sucesso e as crianças adoraram!

nosso planeta 4