Notícias

Vamos falar de Introdução Alimentar!
Por: 04 de Janeiro de 2019 em: Notícias

Daniela Corrêa

Devemos perceber o quanto é importante conduzir de forma correta a Introdução Alimentar (IA) em bebês, para a construção de um bom relacionamento com a alimentação e prevenção de complicações futuras e tão comuns como a obesidade infantil, a seletividade alimentar, as carências nutricionais que afetam o crescimento e o desenvolvimento da criança.

A Introdução Alimentar deve ser iniciada aos seis meses, quando o leite materno ou a fórmula já não atendem todas as necessidades nutricionais do bebê; quando o trato digestivo está maduro o suficiente para a digestão e absorção e nesta idade o bebê já assenta e sustenta a cabeça, pronto para receber e explorar novos alimentos.

Para que a IA seja adequada, segura e equilibrada, existem pontos importantes que devemos considerar como: grupos alimentares (variedade), recomendações nutricionais para a faixa etária e a oferta de alimentos de fácil mastigação, deglutição e digestão.

É muito importante ressaltar que nesse momento, respeitar o tempo, a aceitação e o apetite da criança é fundamental.  Cada criança é única!

IA