Notícias

Ano de Copa, ano de emoção!
Por: 02 de Janeiro de 2019 em: Notícias

Marina Soares

O mundo conhece o Brasil pelo seu futebol e a paixão dos brasileiros por esse belíssimo esporte. Quando se fala de Copa do Mundo, todos ficam atentos para torcer por seu país, não importa onde está, todas as nações se unem e acompanham os jogos.

cp1

Assim, o projeto “Copa do Mundo” aproximou ainda mais as crianças desse evento que foi parte enraizada da sociedade brasileira e do mundo em geral nesse ano. A partir do projeto, as crianças conheceram mais sobre a história do futebol, as regras, a cultura de outros países participantes da Copa, etc.

Metodologias como pesquisas e “Mini copa Primeirinho” (um jogo de futebol entre as crianças da escola), excursões ao Mineirão, acompanhar os jogos da seleção, torcer e vibrar em dias de jogos, vídeos sobre o tema, conhecimentos básicos com imagens sobre os países participantes e etc fizeram parte do projeto.

cp4

O Projeto foi desenvolvido no CDP (Centro de Desenvolvimento Psicomotor) com as turmas do Maternal III, 1º Período e 2º Período, do turno da tarde.

Como objetivos desse projeto podem-se listar:
cp2- Estimular as habilidades psicomotoras durante os jogos de futebol como: destreza, agilidade, discriminação visual, orientação espacial, chute e equilíbrio.
- Proporcionar o conhecimento da cultura futebolística.
- Incentivar a curiosidade e a imaginação.
- Conhecer algumas manifestações culturais de alguns países participantes da copa.
- Conhecer as principais regras do futebol.
- Conhecer a história de ex-jogadores.
- Reconhecer os melhores jogadores do mundo.
- Estimular a socialização entre os educandos.

A cada etapa do projeto, podia-se perceber as crianças cada vez mais envolvidas e entusiasmadas. Nos dias do jogo da seleção brasileira, a alegria era geral especialmente quando o jogo era assistido junto aos colegas. Cada gol uma vibração contagiante.

Infelizmente o Brasil não levou a taça, mas, as nossas crianças com certeza levaram a alegria, a emoção e a esperança de um dia ver o Brasil ser hexa campeão.