Notícias

Trabalhando a coordenação motora fina
Por: 21 de Abril de 2018 em: Notícias

Marina Soares

Para trabalhar a coordenação motora fina foi desenvolvida a atividade “Varal de roupinhas” que consistia em desenvolver os pequenos músculos das mãos e em especial o movimento de pinça dos dedos. A turma demonstrou dificuldade em segurar o pregador com o polegar e o indicador fazendo diversas tentativas utilizando outros dedos e movimentos.  A atividade despertou o interesse e ficaram muito concentrados em observar os colegas realizando a tarefa. Alguns até arriscavam palpites de como o outro deveria proceder na execução da atividade.

preg 1         preg 2

Na atividade de enfiagem, as crianças demonstraram grande dificuldade em perpassar o barbante pelo orifício. Mais uma vez a coordenação motora fina foi trabalhada no movimento da ponta dos dedos. Como ainda essa dimensão motora está sendo desenvolvida para as crianças do Maternal II, elas apresentaram grande dificuldades em realizar a atividade. Quando uma criança conseguiu simplesmente enfiar o barbante por um único orifício foi perceptível à alegria e a satisfação expressas na fala de “Consegui! Olha eu consegui!”.

preg 4       preg 5

Para o Maternal III as atividades que envolviam coordenação motora fina não foram tão difíceis quanto para o Maternal II. Muitos dominaram o movimento de pinça ao segurarem o pregador para colocar nas roupas e arriscaram-se mais ao enfiar o barbante por demais orifícios.

preg 3