Notícias

Atividade Física, eu gosto e você?
Por: 23 de Janeiro de 2018 em: Notícias

Marina Soares

Quem não quer ter uma boa saúde e uma excelente condição física?! Partindo-se dessa premissa foi possível abordar o assunto com todas as turmas do Centro de desenvolvimento Psicomotor (CDP). A atividade física está atrelada a saúde e ao bem estar. Nada melhor que trabalhar desde cedo com as crianças a temática visando suas mudanças de hábito e envolvendo a família no processo. Assim, o CDP buscou trabalhar este ano com as atividades físicas em geral mostrando a sua importância e o bem que faz para a saúde a prática de tais exercícios. Iniciar desde cedo a criança em uma prática saudável de vida é estimulá-la a se tornar um adulto menos sedentário e com menos problemas de saúde.

Mas, além disso, o projeto também possibilitou trabalhar com habilidades psicomotoras, como por exemplo, o equilíbrio, a destreza, a agilidade e o desenvolvimento da coordenação motora ampla. Dessa forma o projeto pautou-se nos seguintes objetivos: conhecer e dominar o próprio corpo; auxiliar no desenvolvimento da inteligência ou cognitivo; estimular as relações com as outras pessoas; desenvolver competências como comportamentos saudáveis, atitudes e valores; incorporar hábitos saudáveis como o esporte e atividades de lazer; ajudar no desenvolvimento da autonomia e na formação do caráter; elevar a autoestima.

Para isso, foram feitas entrevistas com os funcionários da escola; familiares; visita a academia Wanda Bambirra; “aulões” de ginástica com o professor de Judô e com a professora do CDP tarde e muitas pesquisas sobre o tema. Também foram abordados a importância do consumo de alimentos saudáveis que, em parceria com as atividades físicas formam uma grande barreira contra doenças.

O resultado desse trabalho foram crianças envolvidas na temática e que, em parceria com a família, puderam conhecer um pouco mais desse “universo saudável”. Nada melhor que aproveitar a primeira infância para explorar seus movimentos corporais que se apresentam tão intensos para beneficiar o corpo em si criando costumes desde cedo para uma vida saudável.

“O seu corpo é seu maior bem. O exercício físico é seu melhor investimento. O que está esperando para melhorar seu patrimônio?”Douglas Nunes

Acompanhe os vídeos com um resumo do desenvolvimento do projeto com cada turma:

Maternal II

Maternal III

1º Período

2º Período