Proposta Pedagógica

Home / Proposta Pedagógica


A Educação Infantil e as séries iniciais do Ensino Fundamental baseiam-se na formação integral da criança, proporcionando-lhe, desde cedo, um espaço vivo de informações sobre diferentes conteúdos que compõem o universo de conhecimentos contidos no nosso mundo.

Procuramos garantir que nossos planejamentos, em cada área de conhecimento, sejam adequados à faixa etária com que trabalhamos, respeitando o desenvolvimento de cada criança.

Temos um projeto pedagógico que toma como ponto de partida a realidade e os conhecimentos infantis, ampliando-os por meio de atividades com significação concreta para a vida da criança e que, simultaneamente, asseguram a aquisição de novos conhecimentos.

Bases Filosóficas

Nossa proposta pedagógica é desenvolvida baseada na teoria construtivista sócio-interacionista, na qual a criança constrói progressivamente seu saber, por meio de atividades e interação com o meio em que vive e intermediadas pela ação do educador.

São teorias sustentadas por Jean Piaget e seus seguidores que comprovam que a criança aprende a partir da realidade, ao confrontar o novo com experiências e conhecimentos anteriores, ou seja, existe uma interação no processo Ensino-Aprendizagem.

Objetivo Geral

Propiciar e ampliar a vivência das crianças, por meio de metodologias que levem em conta suas necessidades e características, com profissionais qualificados que possam favorecer e enriquecer o desenvolvimento global e harmonioso da personalidade, possibilitando a construção da autonomia, cooperação, senso crítico, criatividade, responsabilidade e a formação do autoconceito positivo.

Objetivos Específicos

- Garantir os cuidados relativos à saúde e higiene das crianças, tão necessários nessa fase;

- Favorecer contatos e experiências novas para o desenvolvimento intelectual, motor, social e afetivo emocional;

- Permitir à criança ser sujeito da sua própria aprendizagem, sem depender somente das escolhas dos adultos, decidindo, tornando-se responsável com o próprio trabalho e produzindo algo de significativo na conquista da autonomia;

- Garantir o desenvolvimento da autoconsciência emocional, bem como favorecer o controle das emoções, canalizando-as produtivamente, enfim, lidar positivamente com os relacionamentos;

- Oferecer uma escola aberta, instigadora, exploradora das potencialidades das crianças, por meio dos avanços tecnológicos e científicos;

- Valorizar a pluralidade e diversidade cultural brasileira, sob todas as formas de manifestação pertinentes à Educação Infantil e as séries iniciais do E. Fundamental;

- Preparar nossas crianças para um futuro ainda desconhecido, assegurando uma formação consciente de valores humanos importantes para suportar as transformações inevitáveis da sociedade.

Proposta metodológica

A escola atende crianças do Berçário ao 1º Ano do Ensino Fundamental e em todos os segmentos priorizamos a construção da autonomia, a liberdade com responsabilidade, o cuidar, o brinquedo e a brincadeira, o processo de humanização da criança e a socialização. Ou seja, priorizamos uma proposta curricular que englobe a formação pessoal e social (identidade e autonomia), bem como o conhecimento do mundo por meio de projetos envolvendo música, matemática, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, artes, movimento, linguagem digital e inglês.