Berçário e Maternal I

Home / Berçário e Maternal I

Nosso principal objetivo com as crianças de 4 meses a 2 anos é a sua formação integral, proporcionando-lhes, desde a mais tenra idade, um espaço aconchegante, carinhoso e rico em estímulos, dando-lhes condições adequadas para o desenvolvimento de suas potencialidades.

A ideia principal do trabalho é que a vida é movimento, sendo essencial dar à criança uma ajuda que seja ao mesmo tempo estimulante e sem imposição. Nas refeições, trocas de fraldas, cuidados de higiene e banhos devem ser momentos para brincar, conversar e cantar com as crianças.

Maternal I 42017     Berçário 62017

O papel do Berçário e do Maternal I, enquanto substitutos afetivos, é poder perceber e acolher com ternura os primeiros movimentos voluntários e conscientes, saber explorar a fundo as potencialidades, sem privar a criança do máximo de liberdade e autonomia.

O espaço físico foi todo preparado para atender as crianças desta faixa etária, estimulando-as a desenvolver suas habilidades e competências de acordo com cada etapa evolutiva.

Berçário I: adequado para acolher bebês de 4 a 9 meses aproximadamente, com muito aconchego. Possui um espaço reservado para o momento das sonecas. Diante do espelho, por meio de brincadeiras, estimulamos os movimentos, sempre respeitando o tempo de cada bebê, sem forçar nem pressionar. Desenvolvemos atividades para fortalecer a musculatura, buscar o equilíbrio preparando-o para sentar e posteriormente engatinhar. À medida que o bebê vai crescendo e desenvolvendo novas habilidades como engatinhar, ele precisa explorar outros espaços, brinquedos e brincadeiras. Nesse momento faz-se a transição para o Berçário II.

Berçário II: para bebês até aproximadamente 18 meses, conta com uma sala ampla, com muito espaço para exploração e muitos brinquedos atrativos. Nesta fase é importante estimular o desenvolvimento motor como ficar de pé, empurrar e subir. O bebê gosta de empilhar blocos e peças de encaixe simples. A música é presença diária, estimulando o movimento corporal e a linguagem oral.

Maternal I: para as crianças a partir de um ano, já com marcha firme e desenvolvimento global pertinente à turma. Espaço já com mesas e cadeiras, com muitos brinquedos que estimulam a coordenação motora, a criatividade, a propriocepção sensorial e a linguagem oral. Atividades pásticas fazem parte da rotina diária, assim como brincadeiras nos pátios e uso do tanque de areia. 

       Berçário 12017    Maternal I 22017

Berçário 22017

Todo este trabalho contribuirá com algo de essencial para o desenvolvimento geral da criança: desenvolvimento físico, afetivo e intelectual.

Maternal I 12017    Berçário 2 

Berçário 42017         Berçário 52017