Aulas especializadas

Home / Aulas especializadas

 

Além das atividades pertinentes a cada centro e a cada turma, as crianças, semanalmente, têm aulas de conteúdos específicos, integrando o currículo da escola.

 

Capoeira:

A Capoeira é uma excelente atividade física e de uma riqueza sem precedentes para ajudar na formação integral do aluno. Ela atua de maneira direta sobre os aspectos cognitivo, afetivo e psicomotor, além de alimentar a criatividade dos praticantes pela improvisação, pelo dinamismo dos movimentos e pelo trabalho com as músicas e os instrumentos típicos. É um elemento importantíssimo para a formação integral do aluno, desenvolvendo o físico, o caráter, a personalidade e influenciando nas mudanças de comportamento. Proporciona ainda autoconhecimento e análise crítica das suas potencialidades e limites.

Nos Primeiros Passos, as crianças a partir do Maternal II participam das aulas de Capoeira semanalmente.

Capoeira 2   Capoeira 1

 

Inglês:

Nos Primeiros Passos, as crianças do Maternal III em diante desenvolvem suas habilidades cognitivas relacionadas à linguagem oral em sua língua materna (português) e também na língua inglesa. Conhecer uma segunda língua significa alargar o conhecimento de mundo do aluno e o aprendizado do inglês, especificamente, é de suma importância devido a sua necessidade para o mundo acadêmico, profissional e social.

A idade dos alunos (3 a 7 anos) é uma idade em que o ouvido é especialmente aguçado, contribuindo para o aprendizado da boa pronúncia. As crianças têm a oportunidade de aprender desde cedo um idioma que lhes será importante no futuro, e que, por começar a aprendê-lo agora, construirão a base linguística fundamental. Além disso, é possível aprender por meio de atividades lúdicas: jogos, brincadeiras, músicas, entre outras, que trabalham também a cultura e a socialização da criança.

 Inglês 1

 Música:

Cada criança responde à estimulação sonora de forma específica. Esta resposta vai ao encontro da personalidade e ao incentivo familiar à curiosidade sonora, desenvolvimento gestual e tátil. Já é comprovado, cientificamente, que a música auxilia no desenvolvimento da linguagem e da afetividade.

O que se espera com a música na escola é que as crianças desenvolvam habilidades pessoais, como autoestima e autoconfiança, habilidades relacionais, como interação, comunicação, afetividade e convívio em grupo e habilidades cognitivas, relacionadas à linguagem musical, gestual, como identificação de instrumentos, pulsação, ritmo, canto, respostas sonoras, gestual, espacial e a oralidade. As aulas de música nos Primeiros Passos acontecem para as crianças desde o Berçário.

 música 1   música 2